ENADE

14 de novembro 2021

Já ouviu falar sobre o Enade?

Enade é o Exame Nacional do Desempenho do Estudante, uma prova aplicada pelo MEC para avaliar o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias à formação geral e profissional dos estudantes concluintes do ensino superior.

Além de ser um componente curricular obrigatório para a obtenção de uma das suas maiores conquistas, a FORMATURA, o Enade também contribui para outras conquistas na sua vida.

O exame serve para te deixar mais arrojado e apto a potencializar o seu diploma para a conquista de um emprego.

Sendo assim, quanto mais você e seus colegas de turma contribuírem para o sucesso do Enade, mais o diploma de vocês será valorizado pelos empregadores. Isso porque a qualidade do seu curso e do UniFOA retratam a sua performance mediante o mercado de trabalho.

Por isso, foquem no Enade e preparem-se!

Por que é importante obter um bom desempenho no Enade?

  • ✔ É requisito obrigatório para expedição do seu diploma;
  • ✔ Avalia a qualidade do seu curso e instituição de ensino, ou seja, quanto melhor você for na prova, melhor será a avaliação da qualidade do seu curso.

Logo, um bom desempenho no Enade, fará você ter maiores chances de:

  • ✔ Conseguir aquela oportunidade de emprego tão sonhada;
  • ✔ Ser aprovado para um curso de pós-graduação;
  • ✔ Obter uma promoção na sua empresa.

Bolsa Mérito Enade

A Bolsa Mérito ENADE é uma bolsa de incentivo à educação continuada que poderá ser usufruída em um dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu (Mestrados) do UniFOA. Direcionada aos estudantes que realizaram o Exame Nacional de Desempenho Estudantil (ENADE), que poderão obter percentual de desconto estabelecido em regulamentação própria. Aproveitem!!! Garanta seu desconto através de uma boa nota!

A prova

O conteúdo da prova está dividido da seguinte forma:

Formação Geral

8 questões de múltipla Escolha

2 questões discursivas

+

Componente Específico da Área Avaliada

27 questões de múltipla Escolha

3 questões discursivas

Data da Prova:

14 de novembro de 2021

Domingo - 13h30

Os estudantes devem apresentar-se ao local de prova às 12h. Não será permitido o acesso após às 13h.

Local da Prova:

FASF - ICT
Rua Alberto Cunha Rodrigues, 39, Jardim Amália - Volta Redonda/RJ

Dispensa da Prova

Período de solicitação de dispensa: 16/12/2021 a 21/01/2022.

Somente o estudante em situação irregular pode solicitar a dispensa no Sistema Enade, quando a ausência na prova for decorrente de ocorrências de ordem pessoais ou de compromissos pessoais. Mais informações no Anexo III do Edital nº 36, de 12 de junho de 2021.

Perguntas Frequentes

O Edital nº 36, DE 12 DE JULHO DE 2021, determina que o Enade 2021 será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos Estudantes dos cursos vinculados às seguintes áreas de avaliação:

Áreas relativas ao grau de bacharel

  • 1. Ciências Biológicas
  • 2. Educação Física
  • 3. Design
  • 4. Sistema de Informação

Áreas relativas ao grau de licenciatura

  • Ciências Biológicas
  • Educação Física

A prova será aplicada no dia 14 de novembro de 2021. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília).

Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo INEP, a partir de 12h (horário de Brasília), para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, munidos de documento de identificação (com fotografia).

A aplicação da prova terá início às 13h30 (horário de Brasília), e será encerrada às 17h30 (horário de Brasília).

Estão habilitados a participar do Enade os estudantes de primeiro ano (ingressantes) e de último ano (concluintes) das áreas e cursos a serem avaliados. Sendo:

  • Ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2021, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 (zero) a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021;
  • Concluintes de Cursos de Bacharelado e Licenciatura: aqueles que tenham integralizado 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até julho de 2022;

Sim. O Enade constitui-se componente curricular obrigatório.

A situação de irregularidade do estudante junto ao Enade irá ocorrer quando o estudante:

  • Não comparecer ao Exame, e não obter dispensa oficial conforme referência normativa;
  • Não preencher o Questionário do Estudante;
  • Tiver o registro de participação indevida na prova.

Fique de olho! O bom resultado alcançado no Enade valoriza ainda mais o seu diploma!

Sim. A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela Instituição de Educação Superior (IES). Em 2021, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 14 de novembro de 2021.

O estudante inscrito no Enade 2021, que não realizar a prova, não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o Enade é componente curricular obrigatório).

A existência de irregularidade perante o Enade impossibilita a colação de grau do estudante, em decorrência da não conclusão do curso, por ausência de cumprimento de componente curricular obrigatório.

O estudante em situação irregular poderá justificar sua ausência por meio do Sistema Enade (http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index), no período de 16 de dezembro a 21 de janeiro de 2022.

Os procedimentos para envio da justificativa estão descritos no item “19. DA REGULARIZAÇÃO DO ESTUDANTE IRREGULAR” do Edital nº 36, DE 12 DE JULHO DE 2021 (https://in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-36-de-12-de-julho-de-2021exame-nacional-de-desempenho-dos-estudantes-enade-2021-331807144).

Não. O estudante somente será dispensado se for aceita a sua justificativa para a ausência, caso contrário o estudante fica em situação irregular até a próxima edição do Enade.

O estudante habilitado ao Enade 2021, que for inscrito em mais de um curso, deverá optar por uma das provas no momento do cadastro.

A indicação do local da prova ficará disponível a partir do dia 1º de novembro no sistema: http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index, sendo responsabilidade do estudante a sua verificação.

O questionário faz parte da nota do Conceito Preliminar do Curso e seu preenchimento é obrigatório. O não preenchimento implicará situação de irregularidade junto ao Enade 2021. É importante preencher cuidadosamente, lembrando que o questionário é um instrumento utilizado para comparar as instituições de ensino superior. Diante de dúvidas, procure o coordenador ou professores do curso.

O período de preenchimento é de 30 de agosto a 13 de novembro de 2021, exclusivamente por meio de endereço eletrônico http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index.

O acesso ao questionário do estudante é pela página do INEP: http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index.

Sim. Uma vez que o aluno preenche os requisitos de ingressante ou concluinte será inscrito e deverá participar do Enade.

O estudante fica impedido de colar grau até regularizar a sua situação junto ao Enade.

Os estudantes ausentes em 2021 que não tiverem aceitas as suas justificativas, terão a sua regularidade atribuída a partir de 1º setembro de 2021, por ato do Inep.

O aluno que faz o Enade tem acesso ao Boletim de Desempenho Individual, disponibilizado no Sistema Enade http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index após a divulgação dos resultados do exame, a cada ano. O resultado não é enviado para a residência do aluno, portanto fique atento ao site do INEP.

Os motivos estão descritos no item “17. DAS ELIMINAÇÕES DO LOCAL DE PROVA” do Edital nº 36, DE 12 DE JULHO DE 2021 (https://in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-36-de-12-de-julho-de-2021exame-nacional-de-desempenho-dos-estudantes-enade-2021-331807144).

Para melhor aproveitamento do seu tempo na prova sugerimos a resolução das questões na seguinte ordem:

  • 1) Inicie pelas questões Discursivas de Formação Geral.
  • 2) Prossiga com as questões Discursivas de Formação Específica.
  • 3) Em seguida, as questões Objetivas de Formação Específica.
  • 4) E finalize com as questões Objetivas de Formação Geral.

No site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) você encontra todos os dados referentes às avaliações do Sistema Educacional Brasileiro, além das Provas e Gabaritos dos anos anteriores.