Dias 11, 12 e 13 de maio

Inscreva-se agora!

O Congresso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) é um evento anual promovido pelo Conselho de Ligas Acadêmicas do UniFOA em parceria com uma Liga Acadêmica, somados aos professores da instituição. Este ano, a Liga Acadêmica de Cardiologia abordará temas associados aos cenários cardiovasculares, os quais são fundamentais que o médico clínico saiba identificar, diagnosticar e tratar diante de vários âmbitos, desde o ambulatorial ao emergencial.

Este evento ocorrerá nos dias 12 e 13 de maio de 2022 de forma presencial. As palestras magnas matutinas contarão com transmissão simultânea e seu acesso estará disponível por uma (01) semana através do site oficial do Congresso, sendo elas as palestras de abertura dos dois dias de evento, possibilitando uma maior interação entre a organização, o palestrante e o público.

No dia anterior ao congresso, dia 11 de maio de 2022, ocorrerá o pré-congresso. Em parceria com a equipe do projeto de extensão Jogos Semiológicos do Curso de Medicina do UniFOA é um evento no qual ocorre a Batalha de Ligas Acadêmicas em que as ligas inscritas respondem questões previamente selecionadas de todas as áreas do conhecimento e disputam entre si, até a etapa final. A inscrição para este evento é obrigatória para todas as ligas acadêmicas de medicina do UniFOA, garantindo certificação pela participação e podem também concorrer a prêmios.

Esperamos que todos tenham uma experiência enriquecedora e desejamos a todos um excelente congresso!

Comissão Organizadora do Congresso de Medicina UniFOA 2022: Cenários Cardiovasculares Imprescindíveis ao Clínico.


O Congresso de Medicina do UniFOA é um evento promovido pelo Curso de Medicina e organizado pelo Conselho de Ligas, em uma parceria já tradicional e bem-sucedida. Nela, o projeto do Congresso, temáticas abordadas, convites, composição de mesas e uma miríade de detalhes são definidos diretamente por estudantes e docentes, o que garante um desenvolvimento da competência de gestão do ensino, relevância acadêmica e participação democrática no curso.

Nesse ano, a comissão organizadora, composta por docentes e discentes, nos traz a lume um evento cujo foco é o sistema cardiovascular, responsável pela manutenção da estabilidade tissular do ser humano, tanto pela garantia do aporte de nutrientes quanto pela retirada de metabólitos indesejáveis. Qualquer desequilíbrio do sistema facilmente pode acarretar (como muitos poderão ver durante o congresso) graves consequências para o bem-estar de uma pessoa.

Tal qual o sistema cardiovascular, o papel da coordenação durante o congresso, assim como nas atividades do Conselho de Ligas, é o de suprir com os insumos necessários os organizadores, permitindo o melhor funcionamento a cada segmento emvolvido e um aproveitamento pleno de cada elemento atuante no processo. Além disso, cabe à Coordenação aparar arestas e remover fatores estranhos ao ensino, permitindo pleno fluxo e trocas proveitosas, sem que elementos nocivos possam contaminar o sistema.

Certos de que tal parceria é muito frutífera e vantajosa para o aprendizado de toda comunidade acadêmica, parabenizo estudantes e professores por tão belo trabalho, no qual o aprendizado conjunto, mais do que temas de aula ou trabalhos apresentados, é a grande estrela do processo.

Desejo a todos um bom Congresso!

Júlio Aragão
Coordenador do Curso de Medicina UniFOA


O que nos permeia no universo do tema escolhido para o VII Simpósio em Medicina e Humanidades é regido pelo fato de que pessoas portadoras de doenças cardiovasculares, por apresentarem doenças crônicas e muitas vezes de desfechos fatais, podem se beneficiar de uma história espiritual e humanizada, as quais possibilitam influenciar desde a aceitação do diagnóstico até a adesão e manutenção do tratamento e ainda, pensamos nas formas em que tal diálogo, humanização, espiritualidade e doenças cardiovasculares, deflagra conforto ao sofrimento agudo ou crônico.

A interação entre humanização, espiritualidade e o processo saúde e doença e aqui, no VII Simpósio em Medicina e Humanidades, doenças cardiovasculares seguem em uma esteira de atualizações relevantes tendo, então, voltado para si o olhar da ciência focado nessa dimensão do homem, dimensão tal que o acompanha desde sua inauguração na existência.

Nesse sentido, o Eixo Transversal Medicina e Humanidades do Curso de Medicina do UniFOA vem propor, em sua sétima edição do Simpósio, discussões acerca do possível entrelaçamento, teoria e prática, voltados para a compreensão de que forma se dá tal articulação.

Guiados pelos pressupostos da psicologia cardíaca e da interação mente e coração, buscamos contribuir para a a construção de novos paradigmas na prevenção das enfermidades cardíacas e tratamento de pessoas portadoras de doenças cardiovasculares.

Profa. Sonia Cardoso Moreira Garcia
Supervisora do Eixo Transversal em Medicina e Humanidades

PROGRAMAÇÃO

Pré-Congresso

11/05 - Quarta-feira

15h00

Apresentação bateria Tarja Preta + Cheer MedVR

16h00

Batalha de Ligas Acadêmicas

Congresso Médico UniFOA 2022

12/05 - Quinta-feira

08h00 às 08h40

Credenciamento dos congressistas

08h40 às 09h00

Hasteamento da Bandeira

09h00

Abertura do Congresso

10h00

PALESTRA MAGNATRANSMISSÃO ON-LINE
Diagnóstico e Tratamento das Crises Hipertensivas

Henrique Balieiro

12h00 às 13h00

Almoço

13h30

PALESTRA
Fibrilação Atrial e suas Complicações

Bruno Andrea

13h30

PALESTRA
Pré-eclâmpsia e Eclâmpsia

Débora Rebelo

13h30

PALESTRA
O Paciente Renal Crônico e o Risco Cardiovascular

Márcia Laureano

13h30

PALESTRA
Manejo das Arritmias no Pronto-Socorro

João Paulo Barenco

13h30

PALESTRA
TVP e TEP

Edenir Andrades

13h30

MESA REDONDA
Dislipidemia e Síndrome Metabólica

Leandro Martins e Walkiria Marins

13h30

MESA REDONDA
Escolha de Anti-Hipertensivo

Flávio de Paula e Luísa Fiedler

13h30

OFICINA
Entendendo o Ecocardiograma

Ronaldo Campos

13h30

OFICINA
Simulação Realística

Erivelton Nascimento

14h30

OFICINA
Entendendo o Ecocardiograma

Ronaldo Campos

14h30

OFICINA
Simulação Realística

Erivelton Nascimento

15h30

OFICINA
Simulação Realística

Erivelton Nascimento

14h30 às 15h30

Coffee Break
13/05 - Sexta-feira

09h00

Abertura do Congresso

10h00

PALESTRA MAGNA TRANSMISSÃO ON-LINE
Avanços no Tratamento da Insuficiência Cardíaca

Sérvio Paixão

12h00 às 13h00

Almoço

13h30

PALESTRA
Valvulopatias: é clínico ou cirúrgico?

Aílton Carvalho

13h30

PALESTRA
Síncope

Jorge Brandão

13h30

PALESTRA
Diagnóstico Precoce das Cardiopatias Congênitas

Larissa Vieira

13h30

PALESTRA
Cardio-oncologia

Erivelton Nascimento

13h30

MESA REDONDA
Dor Precordial: diagnósticos diferenciais

Leandro Martins e Julio Ferenzini

13h30

MESA REDONDA
Complicações Cardiovasculares da Covid-19

Auriston Ferraz e Filippo Coutinho

13h30

OFICINA
Entendendo o Eletrocardiograma

André Luiz

13h30

OFICINA
Oficina de BLS

Rodolfo Guimarães

14h30

OFICINA
Entendendo o Eletrocardiograma

André Luiz

14h30

OFICINA
Oficina de BLS

Rodolfo Guimarães

14h30 às 15h30

Coffee Break

15h30

Apresentação de Trabalhos

18h00

Encerramento do Congresso

Para participar é necessário se inscrever previamente no congresso e posteriormente na atividade de interesse (Palestra, Oficina ou Mesa Redonda).

Simpósio de Medicina e Humanidades

12/05 - Quinta-feira

15h30

Transplante Cardíaco e a Importância da Humanização junto aos Familiares para Doação de Órgãos

Igor Pereira de Carvalho

12h00 às 17h00

EXPOSIÇÃO
Práticas Integrativas, Espiritualidade e TICs na Educação Médica

Rhanica Coutinho

17h00

OFICINA
Humanização da Prescrição Médica

José Roberto Barroso Arantes

13/05 - Sexta-feira

15h30

PALESTRA
Espiritualidade como Coadjuvante na Prevenção de Doenças Cardíacas

Ana Claudia Santos Chazan

12h00 às 17h00

EXPOSIÇÃO
Práticas Integrativas, Espiritualidade e TICs na Educação Médica

Rhanica Coutinho

17h00

OFICINA
Humanização da Prescrição Médica

Angela Schächter Guidoreni

Parceiros


Perguntas Frequentes

As regras para a inscrição no Congresso de Medicina UniFOA 2022 estão disponíveis no perfil oficial do congresso no Instagram @congressomedicinaunifoa.

Não. O Congresso de Medicina UniFOA 2021 é um evento totalmente gratuito.

Além de uma (01) palestra pela manhã e outra à tarde (a depender da sua escolha), o congresso contará com duas (02) oficinas na parte da tarde em cada dia. No momento de sua inscrição você poderá selecionar as palestras e uma oficina prática como sua atividade de escolha.

Sim, no momento de sua inscrição, terá que selecionar uma (01) palestra magna que ocorrerá pela manhã, em um dos dois dias de Congresso. Já no turno da tarde, nos dois dias, terá que selecionar duas atividades, uma para cada dia do Congresso.

Apenas as palestras magnas serão transmitidas ao vivo, porém apenas se o auditório não permitir a capacidade máxima de pessoas. Ambas as palestras ocorrerão pela manhã, às 9h, nos dia 11 e 12 de maio de 2022

Não.

As palestras Magnas ocorrerão no auditório William Monachesi e as da tarde você deve conferir a programação no Instagram @congressomedicinaunifoa.

A presença será contabilizada mediante assinatura das listas de presença disponibilizadas no momento do evento. É obrigatória a inscrição em pelo menos uma palestra magna, em um dos dois dias do Congresso a depender da sua escolha.

Para obter o certificado de “ouvinte” do Congresso de Medicina UniFOA 2022 você deverá assistir no mínimo a 75% das palestras, além de preencher as listas de presença disponibilizadas no momento do evento.

Não, os certificados serão liberados no site oficial do UniFOA na aba “alunos” e depois selecionar “baixar certificado”.

Os tipos de trabalhos aceitos serão: Artigo de Revisão, Pesquisas de Campo e Relatos de Caso, incluindo os trabalhos feitos em: Projetos de extensão; Projetos de Iniciação Científica, Trabalhos de Módulo – TCM e Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.

Atenção: os trabalhos que envolvem pesquisa de campo e relato de caso devem apresentar o número de aprovação do Comitê de Ética.

Os formatos serão artigos completos e resumo simples.

Atenção! Resumo simples só será aceitos para alunos do 1º ao 4º módulos de medicina do UniFOA. A partir do módulo 5 não serão permitidos esse formatos.

O prazo final é dia 25 de abril de 2022.

O número máximo são oito (08) autores, incluindo o(s) orientador(s).

Caso forem aprovados pelo comitê científico, os artigos completos e relatos de caso serão publicados em eBook com ISBN e DOI, para cada capítulo interno, pela Editora FOA.

A apresentação será oral e presencial e pôsteres físicos.

As apresentações na sexta, dia 13, nas salas 2 e 3, a partir 15:30. O slide modelo para apresentação oral está disponível na aba “submissões” deste site.

Serão 7 minutos de apresentação e 3 minutos para perguntas.

O template do Congresso de Medicina UniFOA 2022 com as devidas orientações de formatação está disponível no site do evento.

Os autores devem fornecer nome completo, e-mail, instituição de origem e ORCID. Caso um autor não tenha ORCID, é necessário realizar o cadastro para submissão do trabalho.

As instruções para os autores com passo a passo e informações para a submissão está disponível no site do Congresso de Medicina UniFOA 2022.

Os sorteios com as empresas parceiras serão ao final de cada atividade de cada palestra.

Na cerimônia de encerramento. Portanto, todos os apresentadores deverão estar presentes na cerimônia de encerramento do congresso, onde serão entregues as premiações.

Para outras dúvidas, entre em contato com a organização através do direct do perfil oficial do Congresso de Medicina UniFOA 2022 no Instagram @congressomedicinaunifoa