Natação

A natação é um esporte completo, pois é capaz de mexer com toda a musculatura do corpo ao mesmo tempo, este esporte é muito benéfico à saúde de quem pratica, melhorando desde o âmbito físico até a saúde mental de quem pratica A água é quase 800 vezes mais resistente que o ar, então praticar exercícios nela faz com que a musculatura seja mais exigida e como consequência gera enrijecimento dos músculos, define a silhueta do corpo e garante maior flexibilidade nas articulações. Além disso, quem nada chega a perder cerca de 600 calorias por hora.

Além disso, apesar de a água ser mais resistente que o ar, os impactos nela são amortizados, gerando leveza para o corpo, devido ao fato de que a água sustenta parte do nosso peso, quando nadamos. Se você submergir seu corpo até a cintura, o seu peso reduzirá em 50%, porcentagem que aumenta gradualmente até chegar a 90%, quando o corpo está submerso até o pescoço. Esta redução de impactos gera uma probabilidade quase nula de lesões.

Benefícios da Natação para a mente

Não pense que a natação traz apenas benefícios físicos, a contribuição da natação para a saúde vai muito além disso. Ao nadar, ajuda a aliviar o estresse, melhorar o humor e relaxar a mente. De fato, os efeitos das técnicas de respiração utilizadas nesse esporte costumam ser comparadas às da meditação ou da ioga.

A natação também aumenta a autoestima dos praticantes, pois se sentem mais independentes e seguros. No caso da natação, a estes benefícios acrescenta-se o fato da água permitir uma liberdade de movimentos que o trabalho a seco não proporciona. Isto favorece a vertente lúdica, facilitando o relaxamento mental. O fato de se sentir bem pode ficar evidente no comportamento e vida social daqueles que conseguem obter o máximo de benefícios durante toda a vida.

Prevenção de doenças respiratórias

Os pulmões são órgãos elásticos, cuja capacidade de contracção e expansão depende dos músculos da parede torácica. Com a natação, estes músculos fortalecem-se e, como resultado, a respiração permite-lhe uma maior oxigenação.

A atividade em si, como também a umidade do ambiente demonstraram ser eficazes para aliviar os sintomas da asma, reduzir as crises e alguns outros problemas respiratórios. Um grupo de crianças foi observado durante um programa de natação durante seis semanas, e foi possível notar melhorias na severidade dos sintomas de alergias, respiração bucal e até roncos.

Dias e Horários:

Terça e sextas de 13h as 17h
quartas e sextas de 9h as 11h

Duração:

50 min

Local:

clube FOA - Piscina

Profisisonais:

Prof.ª Thiago Nogueira

Valor:

R$ 45,00 (Público FOA/UniFOA)

R$ 50,00 (Comunidade Externa)